Presença da coordenadora do grupo, Giselle Arteiro, no 1º Seminário Interdisciplinar: INFÂNCIAS na CIDADE

O seminário pretendeu explorar questões relativas à ação social das crianças em contextos urbanos e a diversidade de experiências infantis nas cidades por meio da apresentação de pesquisas, projetos sobre e com crianças em seus territórios, escolas, espaços culturais e coletivos.

Dia 10 de dezembro de 2020 – “Com a pandemia do COVID-19 as escolas e espaços de convivência públicos e privados foram fechados, limitando a circulação e acesso das crianças à cidade, provocando assim grandes transformações em suas vidas. A mesa visa debater Infância, pandemia e direito à cidade, apresentando questões relacionadas a esse novo contexto de incertezas, limitações e agravamento das desigualdades e vulnerabilidades já existentes.” Texto retirado da divulgação do evento.

Convidados: Giselle Arteiro (UFRJ), Levindo Diniz (UFMG) e Valeria Milena (UFPR).
Mediação: José Alfredo (UFMG).

Confira:


Confira a participação de Giselle Arteiro, coordenadora do grupo GAE no 1º Fórum LOCAL PROJECT CHALLENGE Brasil

OS DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS E DA NUA NO BRASIL

O LPC “Desafio de Projeto Local” (Local Project Challenge) desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/FAU-UFRJ) e Columbia University, nos Estados Unidos (CSUD-Earth Institute), faz parte do Plano Mundial de Aceleração dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NUA).

O 1º Fórum de Desafio de Projeto Local foi realizado no Brasil no dia 27 de outubro de 2020, das 17h00 às 19h30min, e buscou trazer a tona questões relacionadas aos desafios e ideias de ação para a implementação dos ODS e a Nova Agenda Urbana em nossa realidade, através da atuação dos agentes dos grupos da educação, das profissões e da sociedade civil.

Em uma conferência virtual, palestrantes convidados, tiveram a oportunidade de apresentar os projetos elaborados por eles e seus parceiros, assim como responder às perguntas-chave, que balizaram a discussão geral:

  1. Quais os principais desafios para a implementação dos ODS e da Nova Agenda Urbana como diretrizes projetuais a serem consideradas em seus projetos?
  2. Quais seriam suas principais ideias concretas de ação para disseminar os ODS e a Nova Agenda Urbana como ferramentas a serem implementadas em sua área de atuação?

Confira:

Com participação de Vera Tângari, coordenadora do Grupo SEL.

Para maiores informações sobre o projeto acesse https://localprojectchallenge.org/

Participação do grupo de pesquisa no 11º Colóquio de Pesquisa do PROARQ | FAU UFRJ 2020 (Janela.s)

No dia 10 de agosto de 2020 pesquisadores do Grupo GAE, ProLugar e SEL participaram do 11º Colóquio de pesquisa do PROARQ UFRJ.

“Os Colóquios de Pesquisas do PROARQ/UFRJ (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ), promovidos desde 2009, se caracterizam por promover a integração e a articulação de diferentes experiências e conhecimentos gerados por professores, pesquisadores e discentes. Cada edição do Colóquio tem por objetivos possibilitar a difusão das atividades desenvolvidas pelos Grupos de Pesquisa e estimular nos discentes a apresentação de suas pesquisas, em seus diferentes graus de desenvolvimento. Possibilita, ainda, debater o cenário das pesquisas com outros pesquisadores, grupos de pesquisa e profissionais em arquitetura e urbanismo e áreas afins.

Janela.S Constituída por mesas de debates e palestras realizadas semanalmente de modo totalmente virtual (plataforma ZOOM com streaming pelo Youtube). Em cada encontro serão realizadas duas atividades, de uma hora e meia cada (14:30-16:00 e 16:30-18:00), com temáticas diferentes, que serão formatadas e organizadas pelos Grupos de Pesquisa do PROARQ e pelo Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio. Apresentação do evento retirada do site oficial do PROARQ UFRJ.

Confira a conversa sobre diálogos e parcerias em espaços remotos na Mesa 1 – Grupo ProLugar, SEL e GAE:

Mesa 1

Com a participação de: Anna Rubbo, Bruno Ragi, Miodrag Mitrasinovic, Vera Tângari e Paulo Afonso Rheingantz.

Coordenação: Giselle Arteiro, Paulo Afonso Rheingantz e Vera Tângari.
Mediação: Vera Tângari.

Confira a conversa sobre diálogos e parcerias em espaços remotos na Mesa 2 – Grupo SEL e GAE:

Mesa 2

Com a participação de: Giselle Arteiro, Daniel Mancebo, Fernanda Burla e Membros do GAE e SEL.

Coordenação: Giselle Arteiro, Paulo Afonso Rheingantz e Vera Tângari.
Mediação: Alex Lamounier.

Lançamento do livro “Do Espaço Escolar ao Território Educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade.” dia 18 de outubro de 2017.

Com o desdobramento da pesquisa em andamento dos grupos de pesquisa Grupo Ambiente Educação (GAE), Sistema de Espaços Livres (SEL-RJ) e ProLugar foi apresentado o livro “Do Espaço Escolar ao Território Educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade.“, durante o 8° Colóquio de Pesquisa do PROARQ.

Com esta publicação, pretendemos fortalecer o debate da Educação Integral que retoma sua força na atualidade da educação pública nos municípios brasileiros. O entendimento da educação em seu sentido mais amplo de desenvolvimento integral do ser humano não se sustenta mais na concepção da escola convencional; são urgentes e necessários o diálogo com a cidade, a apropriação  e o reconhecimento dos seus lugares por toda a comunidade escolar.

Confira a Síntese do I Workshop do Espaço Escolar ao Território Educativo: O lugar da Arquitetura na conversa da Escola de Educação Integral com a cidade

Realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2015, o Workshop promoveu a discussão entre professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e técnicos de distintas áreas de atuação, promovendo uma reflexão interdisciplinar acerca da qualidade do lugar e da paisagem dos ambientes educacionais.

Ao reconhecer o potencial educativo dos lugares pedagógicos, as principais questões que se colocam no debate incluem:

Como os ambientes escolares dão suporte à proposta do Programa Mais Educação?

Consideram a complexidade e amplitude do conceito?

A cidade é capaz de acolher atividades fora dos limites intramuros da escola?

É possível ampliar a “conversa” desses ambientes com a cidade, considerando as dinâmicas de conexão entre o intramuros e o extramuros da escola?

As condições de diversidade as contradições existentes no coletivo Território Educativo são consideradas?