MAPEAMENTO AFETIVO DOS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DO RIO DE JANEIRO: INTERLOCUÇÕES E REDES ALINHADAS AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Objetivo Geral: A pesquisa discute a experiência das crianças nos espaços públicos da cidade de forma a apontar ações para um planejamento urbano mais participativo e para o acesso à educação de qualidade. Ao pensar a criança como coautora e co-construtora de territórios educativos a partir de suas práticas sociais, dá visibilidade a sujeitos que não têm oportunidades de participação em políticas públicas, em uma concepção das infâncias como cidadania crítica. Em tempos desafiadores em que a pandemia da COVID-19 nos obriga a pensar modos de vida no novo normal que se descortina, objetiva contribuir com políticas públicas de educação pensadas para e com as crianças que valorizem a participação social com ações concretas de enfrentamento para a retomada saudável das aulas e do espaço público. Com o reconhecimento da potência educativa da cidade amplia o contexto da educação formal além dos muros da escola e das telas do celular e do computador, em espaços públicos e cidades saudáveis. A pesquisa parte da atividade desenvolvida pelos grupos de pesquisa Ambiente-Educação (GAE) e Sistema de Espaços Livres (SEL-RJ), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Educação. A partir do olhar crítico dos estudantes das escolas da rede pública municipal, os resultados preliminares do Mapeamento Afetivo reafirmam a pluralidade e a complexidade da cidade do Rio de Janeiro e as desigualdades e vulnerabilidades presentes no território. Esses contextos demandam a revisão urgente de políticas públicas que se pautam na inserção de atores sociais invisibilizados, dentre esses as crianças em situações de vulnerabilidade. O projeto em tela se alinha à discussão mundial sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU Agenda 2030, com ênfase no objetivo 4 Acesso à Educação de qualidade, com vistas a reconhecer territórios educativos nos diversos bairros da cidade.
Pesquisadores: Giselle Arteiro Nielsen Azevedo e; Vera Regina Tângari
DO ESPAÇO ESCOLAR AO TERRITÓRIO EDUCATIVO: UM OLHAR AMPLIADO SOBRE O LUGAR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Objetivo Geral: Análise crítica sobre as condições e diversidade e contradições existentes no coletivo Território Educativo e a apropriação desses espaços pelos diversos atores envolvidos, considerando como recortes empíricos as escolas do Segundo Segmento do Ensino Fundamental da cidade do Rio de Janeiro. Como procedimento metodológico, procura integrar ainda as atividades de pesquisa com o ensino da disciplina de Projeto de Arquitetura III da FAU-UFRJ, envolvendo nesse desafio professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de Graduação.
Pesquisadores: Giselle Arteiro Nielsen Azevedo, Vera Regina Tângari e; Paulo Afonso Rheingantz
AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO E QUALIDADE DO LUGAR: ANÁLISE E RELEITURA DOS INSTRUMENTOS PARA A PESQUISA DE CAMPO
Objetivo Geral: Relaciona-se com a aplicabilidade de conceitos, métodos e instrumentos que permitam incorporar as interações homem-ambiente produzidas durante a experiência de observação em uma Avaliação Pós-Ocupação. Esta abordagem reconhece que não é possível ter acesso a uma realidade independente do observador e que esta realidade não é algo pré-determinado, estático e imutável, passando então a adotar a designação abordagem experiencial como reflexão e base conceitual de suas pesquisas. A abordagem experiencial caracteriza a experiência vivenciada pelo observador no ambiente ou lugar em uso, ou seja, o modo como a um só tempo cada ambiente ou lugar influencia a ação humana, e como a presença humana dá sentido e significado a cada ambiente ou lugar.
Coordenador: Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
ARQUITETURA ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Objetivo Geral: Abordagem transdisciplinar para a avaliação e a concepção de creches para a Prefeitura Municipal de Pelotas e Região Sul do Rio Grande do Sul a partir da atuação conjunta com diretrizes, estratégias e ferramentas de apoio à concepção e à avaliação do ambiente escolar para a educação infantil, integrando aspectos ambientais, pedagógicos, culturais e socioeconômicos.
Coordenador: Giselle Arteiro Nielsen Azevedo