PROJETOS DE PESQUISA CONCLUÍDOS

QUALIDADE AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UMA PROPOSIÇÃO PARA O AUXÍLIO À CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA

Objetivo Geral: A pesquisa discute a qualidade ambiental, especialmente o conforto, das escolas públicas de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro, enfocando os aspectos pertinentes à seleção do terreno e à relação entre volumetria, implantação e qualidade ambiental. Pretende-se assim, elaborar recomendações que possam vir a auxiliar o processo projetual de novas escolas.

Coordenadores: Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos e Giselle Arteiro Nielsen Azevedo.

CRECHE: CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADE

Objetivo Geral: Investigar diferentes aspectos do desenvolvimento humano (na interação de crianças e delas com adultos) no processo de formação de suas individuações, tanto pessoal (subjetividades), quanto profissional (no caso dos educadores);- investigar práticas de Educação da Infância desenvolvidas na Creche, tendo como foco de análise o lugar da imitação, da brincadeira, da organização do espaço/lugar e do tempo, na interação, desenvolvimento e educação da criança pequena. Busca-se intervir na formação de educadores da infância;- revisitar as concepções de Infância, Criança e Desenvolvimento dos profissionais de Educação Infantil, tendo por base a produção teórica brasileira de Psicologia do D.

Coordenador: Vera Maria Ramos de Vasconcellos