ARTIGOS

Educação Urbanística e Ambiental: rede colaborativa, corresponsabilização e função social da Universidade
FERRARO, Luiza Helena; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2023

Projetar espaços lúdicos em escola de educação infantil com a participação de crianças
CORREIA, Rogério – 2023

Aprender além dos muros: Método de ensino de projeto arquitetônico de edifícios escolares na FAUUFRJ
FARIA, Viviane Costa de; SANTOS, Narjara Xavier dos; TAIAROL, Sofia Vezzaro – 2023

Pensar o Urbano entre Topofilia e Topofobia: uma experiência no território de Inhaúma
CUNHA, Vitor Maciel de Britto; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2023

Mergulhando na Maré: uma construção de experiências do PesquisarCOM a partir de oficinas com jovens moradores das favelas da Maré-RJ
GOMES, Rafael Ferreira Diniz; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2023

PesquisarCOM e ProjetarCOM crianças em Arquitetura e Urbanismo
FERRARO, Luiza Helena; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2023

O caminhar da criança pela cidade – uma reflexão teórica sobre a
cidadania, sensorialidade e resistência urbana pela conquista do ir e vir

GERSON, Giselle Cerise; AZEVEDO, Giselle Arteiro; RHEINGANTZ, Paulo Afonso – 2023

Paisagem-cidade: Relações afetivas e memoriais de Boa Vista pela rua Floriano Peixoto, Roraima
OLIVEIRA, Sued; PINHEIRO, Ethel; AZEVEDO, Giselle Arteiro; AVILA, Rodrigo – 2023

Percepções ambientais dos estudantes de uma ETE sobre a escola e a cidade de Vassouras: Atravessamentos de hibridismos
CERQUEIRA, Dagmar Dias; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2023

Necessidades de quem? Os objetos de fronteira como dispositivos de apoio à participação na construção coletiva do programa de necessidades
LIMA, Flávia Schimidt; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2022

Planos Integrados de Vassouras e participação estudantil: Atravessamentos possíveis
CERQUEIRA, Dagmar Dias; ALVES, Jessica  de Fátima Rossone; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2022

Educação Integral e Cidades Educadoras: Experiências educativas nas cidades brasileiras
GOMES, Rafael Ferreira Diniz; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2022

Afeto e subversão: Práticas infantis nos percursos cotidianos entre casa e escola em Rio das Pedras/RJ
PEREIRA, Mariana Coviello Rei Rebelo; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2022

Apropriações subversivas: As vivências das crianças nos deslocamentos cotidianos entre a casa e a escola no Rio de Janeiro/RJ
PEREIRA, Mariana Coviello Rei Rebelo; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2022

Escuta e diálogo: Crianças e jovens na formação de minipúblicos potentes para construção de políticas inclusivas
SILVA, Conceição Firmina Seixas; AZEVEDO, Giselle Arteiro e; BEZERRA, Heloísa Dias – 2022

A inclusão da percepção dos estudantes no planejamento participativo: O caso da E. M. Frei Gaspar, em Vargem Grande – RJ
XAVIER, Esther Ribeiro Costa; TOLEDO, Aline Ourique; AMBACK, Beatriz Cruz; AZEVEDO, Giselle Arteiro; REGO, Andrea Queiroz; VERÓL, Aline Pires – 2022

TERRITÓRIOS educativos e educação do campo: Mapeamento espaço-temporal, memória e apropriação
XAVIER, Esther Ribeiro Costa;  AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2022

Contribuições da Arquitetura e Urbanismo para a Ideia de Territórios Educativos na Infância
MATIELLO, Alexandre Maurício; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2022

O Mapear por Crianças: da cartografia à leitura de mundo
MATIELLO, Alexandre Maurício; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2021

A influência da iluminação nas emoções de jovens no contexto da pandemia de COVID-19
HYBINER, Juliana Mara Batista; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2021

A pandemia e suas janelas abertas ou fechadas para as infâncias
GERSON, Giselle Cerise; AZEVEDO, Giselle Arteiro; RHEINGANTZ, Paulo Afonso – 2020

Making of: A cartografia de controvérsias e as pesquisas em projeto
COSTA, Rodrigo das Neves; AZEVEDO, Giselle Arteiro; PEDRO, Rosa Maria Leite – 2020

De territórios vulneráveis aos territórios educativos
GOMES, Rafael Ferreira Diniz; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2020

Territórios Educativos como Alfabetização Territorial
MATIELLO, Alexandre Maurício; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2020

ProjetarCOM: O projeto de arquitetura como uma rede sociotécnica de pesquisa-ação-concepção coletiva de uma escola de educação infantil 
LIMA, Flávia Schimidt; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2020

O habitar das infâncias na cidade: territórios educativos como uma forma de resistência
AZEVEDO, Giselle Arteiro; TÂNGARI, Vera Regina; FLANDES, Alain – 2020

A metodologia da Avaliação de Desempenho no edifício
escolar: contribuição com diretrizes para futuros projetos
ou alterações físico-espaciais

FARIA, José Ricardo Flores; AZEVEDO, Giselle Arteiro; GUIDA, Mariana Lorena – 2018

Avaliação de Desempenho de um Projeto Padrão do Programa Proinfância: Escola de Educação Infantil no Sul do Brasil
MODLER, Nébora Lazzarotto; BERLEZE, Angélica Saccol; TSUTSUMI, Edison Kiyoshi; LINCZUK, Vinícius Cesar Cadena; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2018

Análise de espaços livres sob a ótica da iluminação natural: Estudo de caso na Praça Comendador Xavier de Brito (RJ)
HYBYNER, Juliana Mara; AZEVEDO, Giselle Arteiro; RÊGO, Andréa Queiroz – 2018

Identificação de novos territórios educativos na escola infantil em tempo integral: a contribuição de alguns instrumentos de avaliação da percepção ambiental
MATIELLO, Alexandre Maurício; VILLELA, Ana Laura Vianna; BRUNO, Guilherme Rodrigues; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2017

Versões e Conexões: A Ação Projetual em Arquitetura como Objeto de Pesquisa à Luz dos Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
COSTA, Rodrigo Neves; AZEVEDO, Giselle Arteiro; PEDRO, Rosa Maria – 2018

Como a Casa Acolhe? O Olhar de Crianças e Adolescentes de uma Comunidade de Baixa Renda em Juiz de Fora, MG
ALMEIDA, Mariana Marques; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2017

Os Desejos de Nossas Crianças: Possibilitando Transformações Urbanas Através da Escola e os Territórios Educativos
GÓMEZ, Alain Lennart Flandes Gómez – 2017

A permanência espaço-temporal do Edifício Escolar – Propostas de Adequação de usos em uma Escola Pública de Ensino Fundamental do Rio de Janeiro
AZEVEDO, Giselle Arteiro; GOMES, Rafael Ferreira Diniz – 2016

O Arquiteto como “Autor-rede” em Movimento
COSTA, Rodrigo Neves; AZEVEDO, Giselle Arteiro; PEDRO, Rosa Maria – 2016

Território Educativo sob a Ótica do Brincar: Análise do Sistema de Espaços Livres Públicos na Ilha do Governador, Rio de Janeiro
GÓMEZ, Alain Lennart Flandes Gómez; FERNANDEZ, Flora Monte Alegre Olmos; SBARRA, Marcelo – 2016

Camadas Afetivas do Território Educativo: Brincando com as Crianças como Método Participativo para seu Reconhecimento e Construção
GÓMEZ, Alain Lennart Flandes Gómez; Colaboração: FERNANDEZ, Flora Monte Alegre Olmos – 2016

Do espaço escolar ao território educativo: o lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade do Rio de Janeiro
AZEVEDO, Giselle Arteiro; FARIA, José Ricardo; PEREIRA, Felipe Rohen de Queiroz – 2015

Qualidade do Lugar em Escolas de Educação Integral do Rio de Janeiro: Visitas Exploratórias
PEREIRA, Felipe Rohen de Queiroz – 2015

A Qualidade do Lugar nos Residenciais para Idosos
BIANCHI, Siva Alves; AZEVEVO, Giselle Arteiro – 2014

Sobre o Papel da Arquitetura Escolar no Cotidiano da Educação: Análise das Interações Pessoa-Ambiente para a Transformação Qualitativa do Lugar Pedagógico
AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2012

Escolas, Qualidade Ambiental e Educação no Brasil: Uma Contextualização Histórica
AZEVEDO, Giselle Arteiro; ELETROBRÁS / IAB-RJ – 2009

APO na Creche Doutor Paulo Niemeyer: uma experiência no lugar de Educação Infantil
BLOWER, Hélide Cristina Steenhagen; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2009

Observando a Qualidade do Projeto e do Lugar
RHEINGANTZ, Paulo Afonso; FONSECA, Juliane Figueiredo – 2009

Abordagem Experiencial e a Observação Incorporada e Suas Aplicações na APO
AZEVEDO, Giselle Arteiro; RHEINGANTZ, Paulo Afonso – 2008

Uma Reflexão Sobre Métodos Utilizados em APO: Estudo de Caso da Creche Edson Luiz-RJ
MACHADO, Ernani Simplício; SILVA, Helga; FLEMMING, Liane; CAVALCANTI, Patrícia Biasi; AZEVEDO, Giselle Arteiro; RHEINGANTZ, Paulo Afonso – 2008

A Interferência Sócio-Espacial do Entorno em Unidade Educacional de Interesse Social: O Caso da Creche Municipal Benedita Siqueira Lopes
VARGAS, Claudia R. de A.; FONSECA, Juliane F.; VIANA, Lídia Q.; PILLIBOSSIAN, Nathália; AZEVEDO, Giselle Arteiro; RHEINGANTZ, Paulo Afonso – 2008

Avaliação Pós-Ocupação em Unidades de Educação Infantil: Uma Abordagem Transdisciplinar
AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2008

Abordagem Conceitual e Metodológica do GRUPO AMBIENTE-EDUCAÇÃO
AQUINO, Ligia Leão de; AZEVEDO, Giselle Arteiro; VASCONCELLOS, Vera Maria R. de; BASTOS, Leopoldo; SOUZA, Fabiana dos Santos; BLOWER, Hélide Cristina Steenhagen; MOREIRA, Ana Rosa Picanço – 2008

Atividade de Desenho com Crianças como meio de Interlocução
SOUZA, Fabiana dos Santos; VASCONCELLOS, Vera Maria R. de – 2008

O Lugar do Ambiente na Educação Infantil: APO na creche Paulo Niemeyer
BLOWER, Hélide Cristina Steenhagen; AZEVEDO, Giselle Arteiro; VASCONCELLOS, Vera Maria R. de – 2008

Embodied Observation and Quality of Place
ALCÂNTARA, Denise de; RHEINGANTZ, Paulo Afonso – 2007

Cognição experiencial, observação incorporada e sustentabilidade na avaliação pós-ocupação de ambientes urbanos
ALCÂNTARA, Denise de; RHEINGANTZ, Paulo Afonso – 2007

Escolas de ontem, educação hoje: é possível atualizar usos em projetos padronizados?
AZEVEDO, Giselle Arteiro; LEOPOLDO, E. G.; BLOWER, Hélide Cristina Steenhagen – 2007

Observação Incorporada, Experiência e Empatia na APO com Ênfase na educação Infantil
SOUZA, Fabiana dos Santos; RHEINGANTZ, Paulo Afonso – 2006

A Contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho e da Avaliação Pós-Ocupação no Processo de Concepção do Ambiente Escolar: Estudo de caso de Creche-Escola
CASTRO, Iara; RHEINGANTZ, Paulo Afonso; AZEVEDO, Giselle Arteiro – 2006

Grupo Ambiente-Educação: Um lócus Interdisciplinar possível no projeto dos ambientes para a Educação Infantil
AZEVEDO, Giselle Arteiro; RHEINGANTZ, Paulo Afonso; LEOPOLDO, E. G.; VASCONCELLOS, Vera Maria R. de; AQUINO, Ligia Leão de; SOUZA, Fabiana dos Santos – 2005

Uma Abordagem Transdisciplinar e Inclusiva da Criança na Avaliação e na Concepção do Ambiente Construído para a Educação Infantil
AZEVEDO, Giselle Arteiro; RHEINGANTZ, Paulo Afonso; LEOPOLDO, E. G.;  VASCONCELLOS, Vera Maria R. de; AQUINO, Ligia Leão de; SOUZA, Fabiana dos Santos – 2005

De Corpo Presente: Sobre o papel do observador e a circularidade de suas interações com o ambiente construído
RHEINGANTZ, Paulo Afonso – 2004

O Espaço da escola como o “Lugar” do Conhecimento: Um Estudo de Avaliação de Desempenho com Abordagem Interacionista
AZEVEDO, Giselle Arteiro; RHEINGANTZ, Paulo Afonso; LEOPOLDO, E. G. – 2004

Padrões de Infra-Estrutura Para o Espaço Físico Destinado à Educação Infantil
AZEVEDO, Giselle Arteiro; LEOPOLDO, E. G. AQUINO, Ligia Leão de; RHEINGANTZ, Paulo Afonso; VASCONCELLOS, Vera Maria R. de; SOUZA, Fabiana dos Santos; GUINA, Romulo Augusto Pinto; DUARTE, Cristiane Rose – 2004