QUEM SOMOS

Somos um Grupo de Pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU / UFRJ, sob coordenação da Profa. Dra. Giselle Arteiro Azevedo.

Buscamos, como grupo, aproximar a pesquisa acadêmica sobre os universos infantis da prática profissional arquitetônica e urbanística. A partir da interlocução com diversos segmentos da sociedade, nossas ações partem da idealização de ambientes e espaços urbanos capazes de materializar ludicidades.

Dialogar com as crianças a respeito de suas realidades é entender os lugares em que vivemos e potencializá-los de maneira lúdica e pedagógica. Reconhecendo que imaginar e brincar também são modos de participação na construção da cidade, encaramos a diversidade de territórios educativos como redes complexas e multifacetadas capazes de responder de forma integrada às demandas originárias de políticas e práticas educacionais e sociais, bem como de necessidades e valores culturais das nossas comunidades.

Nossas premissas buscam um trabalho transdisciplinar, multimétodos e multiescalar que possibilite incorporar metodologias projetuais participativas na vida das crianças, em prol da sua autonomia e sua visibilidade nas cidades.

Nosso percurso durante 15 anos de atuação nos permite apreciar a versatilidade e a inovação nos diálogos traçados em cada momento de consolidação do grupo. É a mescla de especificidades diversas, motivações particulares e sonhos coletivos que faz de cada movimento realizado uma agitação-contribuição na busca de um maior entendimento e valorização que possibilitem transformações dentro dos universos infantis.