Quem somos

Somos o GAE, Grupo Ambiente-Educação, um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU/ UFRJ, sob coordenação da Profa. Dra. Giselle Arteiro Azevedo

Enquanto grupo, desejamos aproximar a pesquisa acadêmica sobre os universos infantis da prática profissional arquitetônica e urbanística, e consequentemente, contribuir com políticas públicas que reconheçam as infâncias como co-construtoras das decisões. A partir da interlocução com diversos segmentos da sociedade, nossas ações partem da reflexão e da idealização de ambientes e espaços urbanos capazes de materializar ludicidades, contribuir com a formação cidadã e maior inclusão social.

Dialogar com as crianças é entender os lugares que vivemos e potencializá-los de maneira lúdica e pedagógica. Ao reconhecer que imaginar e brincar também são modos de participação na construção da cidade, encaramos a diversidade de territórios educativos como redes complexas e multifacetadas capazes de responder de forma integrada às demandas originárias de políticas e práticas educacionais e sociais, bem como de necessidades e valores culturais das nossas comunidades.

Nossas premissas buscam um trabalho transdisciplinar, multimétodos e multiescalar que possibilite incorporar metodologias projetuais participativas na vida das crianças, em prol da sua autonomia e sua visibilidade nas cidades.

Nosso percurso de mais de 15 anos de atuação tem nos permitido apreciar a versatilidade e a inovação nos diálogos traçados em cada momento de consolidação do grupo. É o entrelace de especificidades diversas, motivações particulares e sonhos coletivos que faz de cada movimento realizado uma agitação-contribuição na busca de um maior entendimento e valorização que possibilitem transformações dentro dos universos infantis.


Está disponível o nosso mais novo livro: DIÁLOGOS ENTRE ARQUITETURA, CIDADE E INFÂNCIA – Territórios educativos em ação.

Ele teve a participação de 25 pesquisadores, nacionais e internacionais, e maior parte dos trabalhos de pesquisa foram desenvolvidos dentro do GAE. O livro foi organizado pela autora Giselle Arteiro Nielsen Azevedo.

O livro já está disponível em nossa plataforma digital, uma versão e-book em PDF para download (Clique aqui).

Agradecemos à FAU UFRJ e ao PROARQ UFRJ pelo apoio na publicação e a editora Paisagens Híbridas pelo trabalho muito bem conduzido.


Leia o nosso MANIFESTO.

Na tradição dos manifestos, que procuram tornar pública uma opinião ou denúncia, o Grupo Ambiente e Educação (GAE – PROARQ/FAU/UFRJ), permanentemente sensível aos temas que relacionam que relacionam infância, educação, ambiente construído e cidade, procura nestes textos indicar pontos importantes para reflexão no âmbito da sociedade civil, poderes públicos, academia, coletivos e atores sociais dos mais diversos grupos acerca das consequências da pandemia e da pós-pandemia.

Este manifesto considera-se apenas um ponto de partida que se encontra com outros movimentos e que não pretende ser voz unívoca sobre o interesse das crianças neste contexto de crise sanitária e humanitária.

Corresponde ao compromisso ético da academia, no caso, de um grupo de pesquisa, que com sua diversificada composição e histórico investigativo, procura contribuir para o debate e mobilização de diferentes agentes e forças no sentido de minimizar os efeitos das referidas crises, mas para além disto, instigar o pensar em outros modelos em que as infâncias sejam incorporadas, ouvidas, assistidas e promovidas em seus direitos.